O projeto | The project

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Se o património cultural é o fruto da criatividade humana, e o Ser Humano é inegavelmente criativo, então a conservação e preservação do património cultural também tem espaço para o desenvolvimento da criatividade. 

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O projeto CONSERVAÇÃO CRIATIVA – Conservação e Criatividade: O património cultural em transformação – pretende criar um conjunto de ações que irão permitir desenvolver e disseminar ainda com maior alcance a metodologia da Conservação Criativa. 

O conceito da Conservação Criativa surgiu como uma forma de recuperar, preservar e comunicar bens e artefatos severamente danificados ou deteriorados e de certa forma perdidos ou inúteis, recuperando assim parte do seu significado ou contribuindo para a integração no seu contexto. Apesar da dificuldade em restabelecer a ligação entre esses bens/fragmentos e o seu local/origem e de existir a capacidade de entender como podem comunicar alguns valores dessa mesma identidade cultural, então há espaço para aplicar a metodologia da Conservação Criativa.

A Conservação Criativa tem vindo a ser desenvolvida no Instituto Politécnico de Tomar (IPT), desde 2012, por conservadores e investigadores do Centro de Tecnologia, Restauro e Valorização das Artes (TECHN&ART), do IPT, tendo já dado origem a diversos projetos:

  • Edifícios e Vestígios, com objetos de dois locais diferentes, nomeadamente as ruínas das Minas de Volfrâmio da Borralha (Montalegre) e da Fábrica de Fiação de Tomar (Tomar);

  • Cartão de Ponto - uma unidade de trabalho, com objetos da Fábrica de Fiação de Tomar;

  • Figura Avulsa e a Árvore, com a coleção de azulejos da Quinta Nova (Torres Novas);

  • POR1FIO, ainda em curso, sobre a antiga fábrica da Companhia Nacional de Fiação e Tecidos de Torres Novas.

Para além destes projetos foram também realizados três Workshops de cariz prático em 2012, 2013 e 2014, que estiveram na origem do conceito e, mais recentemente, em 2022, um workshop que pretendeu divulgar os conceitos teóricos da metodologia da Conservação Criativa. Como forma de divulgação do conceito foi também produzido, em 2017, um pequeno filme sobre a origem da Conservação Criativa.

O desenvolvimento do conceito deu já origem a três trabalhos de projeto de licenciatura de Conservação e Restauro, um em 2018 e outro dois em 2022. Atualmente impõe-se uma maior reflexão teórica acerca do conceito da Conservação Criativa, já iniciada por investigadores deste projeto a qual se pretende desenvolver através da continuação da disseminação dos resultados e do estabelecimento de parcerias institucionais que motivem o desenvolvimento de projetos nacionais ou até mesmo internacionais. Tratando-se de uma perspetiva inovadora, centrada na valorização do património cultural, tem como objetivo principal a reflexão sobre a importância e o significado do património cultural degradado e ao abandono.

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If cultural heritage is the fruit of human creativity, and human beings are undeniably creative, then the conservation and preservation of cultural heritage also has room for the development of creativity. 

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The CREATIVE CONSERVATION project - Conservation and Creativity: Cultural Heritage in Transformation - aims to create a set of actions that will allow the methodology of Creative Conservation to be developed and disseminated even more widely. 

The concept of Creative Conservation emerged as a way of recovering, preserving and communicating goods and artefacts that have been severely damaged or deteriorated and are in some way lost or useless, thus recovering part of their meaning or helping to integrate them into their context. Despite the difficulty in re-establishing the link between these goods/artifacts and their place/origin and the ability to understand how they can communicate some of the values of that same cultural identity, there is room to apply the methodology of Creative Conservation.

Creative Conservation has been developed at the Polytechnic Institute of Tomar (IPT) since 2012 by conservators and researchers from the IPT's Centre for Technology, Restoration and Enhancement of the Arts (TECHN&ART), and has already given rise to several projects:

  • Buildings and Remnants, with objects from two different sites, namely the ruins of the Borralha Wolfram Mines (Montalegre) and the Tomar Spinning Mill (Tomar);

  • Time Card - a working unit, with objects from the Tomar Spinning Mill;

  • Single Figure and the Tree, with the Quinta Nova tile collection (Torres Novas);

  • POR1FIO, still in progress, about the old Companhia Nacional de Fiação e Tecidos factory in Torres Novas.

In addition to these projects, three practical workshops were also held in 2012, 2013 and 2014, which were the origin of the concept and, more recently, in 2022, a workshop aimed at disseminating the theoretical concepts of the Creative Conservation methodology. As a way of disseminating the concept, a short film on the origins of Creative Conservation was also produced in 2017.

The development of the concept has already given rise to three Conservation and Restoration degree project works, one in 2018 and two in 2022. There is currently a need for further theoretical reflection on the concept of Creative Conservation, which has already been initiated by researchers from this project and which we intend to develop by continuing to disseminate the results and establishing institutional partnerships that will motivate the development of national or even international projects. This is an innovative perspective centred on the valorisation of cultural heritage, and its main objective is to reflect on the importance and significance of degraded and abandoned cultural heritage.